+55 11 98777-7272 gio@iaht.com.br
Escolha uma Página

Gio – Uma vida voltada para a criação de doces saudáveis.

Encontrar a vocação de uma vida não é uma tarefa fácil e muito menos previsível. A aspirante a designer gráfica Giovanna Cuitat Vasto não poderia imaginar os caminhos que a levariam a encontrar a paixão de sua vida – o prazer de criar doces que agradam o paladar, deslumbram o olhar e não pesam nada na consciência.

Apesar da faculdade de design atender aos seus desejos na época, Gio, como prefere ser chamada, sentia que estava deixando algo importante para trás na sua vida. Foi essa busca que a levou em 2014 a decidir ir pra Londres e a retomar o fascínio da infância pela comida por um curso no Le Cordon Bleu, o maior curso de hotelaria, culinária e gastronomia do mundo, tendo formado nomes como Erick Jacquin, Mario Batali e Julia Child. No mesmo período, ela teve sua primeira experiência profissional no Chiltern Firehouse, onde sentiu na pele a intensidade e devoção que a carreira requer. Após esta experiência, ela partiu para o Rivea no Bulgari Hotel, sob o comando do renomado Alain Ducasse.

Apesar da posição de destaque, Gio ainda sentia que faltava algo na sua formação. Foi então que se mudou para Nova Iorque para estudar no Natural Gourmet Institute, a mesma escola de Bela Gil e Chloe Coscarelli. Ali encontrou a fagulha que ia gerar o It’s a Healthy Thing. Aprendendo técnicas de substituição de alimentos, ela vislumbrou a criação de doces que não traziam um prejuízo à saúde, com ingredientes sem glúten, açúcar ou lactose. Era uma nova maneira de dar vazão ao seu amor pelos doces, conciliando com uma vida mais ativa e saudável.

Agora com uma visão concreta dos caminhos de sua carreira, ela conseguiu uma vaga no disputado restaurante Blue Hill Farm. Voltado para a conexão do chef com o produtor, onde a receita ideal depende intrinsecamente dos ingredientes e os pratos são criados de acordo com o sabor, textura, cor e aroma do que se tem à disposição. O respeito pelos ingredientes substituindo as receitas. Sob o olhar do exigente chef Dan Barber ela aperfeiçoou habilidades essenciais na cozinha como organização, responsabilidade e a rotina de um trabalho em equipe.

Gio sentiu que estava pronta para dar seus primeiros passos em sua própria iniciativa. Ela possuía a técnica da mais tradicional cozinha francesa com o Le Cordon Bleu e o Rivea, o conhecimento para preparar doces saudáveis no Natural Gourmet Institute e a experiência em respeitar e criar a partir dos ingredientes do Blue Hill. O nascimento do It’s a Healthy Thing foi natural a partir daí.